
Insulina
Para que o nosso organismo funcione é preciso energia proveniente dos alimentos.
Eis que é aqui que a insulina entra. Como? Esta é uma hormona que actua como uma “chave” que permite que a energia penetre nas células para que estas a possam usar.
Para que o nosso organismo funcione é preciso energia proveniente dos alimentos.
Eis que é aqui que a insulina entra. Como? Esta é uma hormona que actua como uma “chave” que permite que a energia penetre nas células para que estas a possam usar.
O pâncreas de uma pessoa sem diabetes segrega continuamente uma pequena quantidade de insulina para a corrente sanguínea durante o dia e a noite (designa-se secreção basal) após uma refeição, uma grande quantidade de insulina é segregada de modo a controlar a glicose proveniente da comida (designadamente secreção de bólus). O objectivo de todo o tratamento com insulina é reproduzir esta função e fornecer insulina à circulação sanguínea.
a) Insulina Rápida
A insulina rápida (insulina solúvel) é administrada como uma injecção em bólus antes das refeições.
b) Insulina Lenta
A insulina lenta tem efeito até 24h. Ultratard e Humulin Z são geralmente injectadas duas vezes por dia para se obter um nível basal de insulina entre as refeições e durante a noite. A insulina lenta, Lantus tem um efeito mais estável e é administrada uma ou duas vezes por dia.
c) Insulina Intermédia
Esta insulina é utilizada como insulina basal, quando injectada duas vezes por dia e/ou uma ou mais vezes por dia, num regime de injecções múltiplas diárias. A nova insulina basal Levemir tem um perfil de acção semelhante, mas com menos variações de dia para dia.
d) Insulina Intravenosa
A insulina rápida administrada intravenosamente tem uma acção extremamente rápida com uma semi-vida (período em que metade da insulina é decomposta) de apenas 3 a 5 minutos.
a) Insulina ultra-rápida
O novo análogo ultra-rápido de insulina NovoRapid, Humalog, Apidra, tem uma acção mais rápida. É possível administrá-los mesmo antes das refeições e, ainda assim, obter um efeito no momento em que a glicose proveniente da comida chega à corrente sanguínea. No entanto, a insulina diminui o seu efeito após 2 a 3 horas e a glicemia pode, deste modo, subir antes da refeição seguinte. Por esta razão, é geralmente administrada insulina basal que prolonga o seu efeito durante o dia.
SOU DIABÉTICA E USO A INSULINA GLARGINA(AÇÃO LENTA) E A NOVORAPID(AÇÃO RÁPIDA), NÃO CONHECIA ESSES OUTROS TIPOS. GOSTEI DESTA INFORMAÇÃO, PORQUE PUDE ENRIQUECER O MEU BLOGGER.PARABÉNS PELA INFORMAÇÃO.
ResponderEliminar